Coronavírus: MG tem nova suspeita de pessoa infectada. Imagem: reprodução / Stringer / Anadolu Agency / Getty Images |
“O caso será discutido com o Ministério da Saúde e assim que tivermos novas atualizações, iremos informar”, diz nota oficial.
No final da semana passada, uma mulher de 35 anos que chegara de viagem a Xangai, também na China, foi internada no Eduardo de Menezes com os sintomas do coronavírus. O caso foi tratado como suspeito da doença pelo governo mineiro, mas o Ministério da Saúde negou o enquadramento, com base em orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois, a Secretaria Estadual de Saúde também descartou a suspeita.
De acordo com o critério atual, a definição de caso por coronavírus se restringe à transmissão entre pessoas (familiares ou profissionais de saúde) que estiveram ou se encontram em Wuhan, epicentro do surto. Os sintomas são febre e sintomas respiratórios, como tosse e dificuldades para respirar, apresentados em até duas semanas após a infecção.
Veja também:
Coronavírus se espalha e Trump oferece ajuda à China
Coronavírus: China vive a maior quarentena da história recente do planeta
Mapa on-line mostra casos do coronavírus pelo mundo
Coronavírus derruba bolsas no mundo todo
Coronavírus: brasileiros podem estar infectados nas Filipinas
Coronavírus: Pesquisa mostra que doença é mais contagiosa do que se esperava
Em entrevista coletiva na quinta-feira 23, o Ministério da Saúde informou que já havia descartado quatro casos suspeitos de coronavírus no Brasil antes de também desconsiderar a primeira ocorrência em Minas Gerais. Os casos surgiram nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal, e foram registrados entre os dias 18 e 21 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário