O termo é relacionado a palavra vírus (de computador ou doença), já que as pessoas chegam a compartilhar o conteúdo viral quase que inconscientemente. A palavra viral deu origem a outros termos como viralizar, viralizou e efeito viral (utilizado pelo Facebook para mensurar o quanto um conteúdo de uma página foi compartilhado).
É difícil prever como nasce um viral na internet, mas algumas características são comuns ao que “bomba na web”. Conteúdo de humor, de serviço, dicas, brindes e promoções costumam ter mais chances de fazer sucesso em blogs e redes sociais.
Vídeo (principalmente de humor) é o tipo de conteúdo que mais se torna viral na web. Em redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest fotos costumam fazer sucesso. Já no Tumblr, Gifs acabam se tornando a coqueluche.
Um dos exemplos mais bem sucedidos de viral é o da música Gangnam Style, do rapper sul-coreano PSY. A música, programada para ser mais um hit dentro do país, acabou ganhando proporções mundiais graças ao grande volume de compartilhamentos do clipe por parte dos usuários em redes sociais e blogs.
No início, a dança engraçada do músico fez com que o vídeo virasse um viral. Mas depois, a música realmente “grudou” na cabeça dos internautas. Isso resultou em projeção internacional para o músico. Como se pode ver no caso de PSY, os virais da internet também podem acabar influenciando outros setores (como o mercado fonográfico). Créditos: EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário