Zika: Bolsonaro assina MP que cria pensão vitalícia para crianças com microcefalia - Frases, mensagens e imagens para status.

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

05/09/2019

Zika: Bolsonaro assina MP que cria pensão vitalícia para crianças com microcefalia

Bolsonaro assina MP que cria pensão vitalícia para crianças com microcefalia causada pelo vírus da Zika
Bolsonaro assina MP que cria pensão vitalícia para crianças com microcefalia causada pelo vírus da Zika. Imagem ©: reprodução/ Marcos Correa / Agência O Globo.
Crianças nascidas entre 2015 e 2018 foram beneficiadas com uma Medida Provisória (MP) que institui a pensão especial vitalícia para portadores de microcefalia decorrente do vírus Zika. A medida foi assinada nesta quarta (4/08) pelo presidente Jair Bolsonaro e estabelece o valor de um salário mínimo para o benefício.

A MP 894/19 determina que a pensão vai substituir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio no valor de um salário mínimo que foi concedido pelos três primeiros anos de vida das crianças vítima de microcefalia pela Lei 13.301/16.

Atualmente,  3.112 crianças com microcefalia recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas a cada dois anos precisa ser renovado para seguir sendo atendido.

Como conseguir a pensão vitalícia decorrente do vírus da zika

De acordo com o site da Câmara, a família que tem criança com microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika deverá requerer a pensão especial ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento vai envolver uma avaliação da condição da criança por meio de perícia médica, que examinará a relação entre a malformação e o vírus.

A publicação também esclarece que "o reconhecimento da pensão ficará condicionado à desistência de ação judicial reivindicando benefícios. Além disso, ela não poderá ser acumulada com indenizações pagas pela União em razão de decisão judicial sobre os mesmos fatos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad