Várias celebridades tem compartilhado uma mensagem falsa que alerta sobre a mudança no direito de uso das fotos dos usuáriso do Instagram. Imagem ©: reprodução/ The Verge/ Instagram |
"NÃO HÁ VERDADE NESTE POST."
A nota copiada e colada está se espalhando nos últimos dias, alertando sobre supostas alterações na política de privacidade do Instagram que darão ao Instagram o poder de "usar suas fotos" de várias maneiras sem consentimento.A nota inclui uma suposta mensagem de exclusão que alega proibir o Instagram de usar as informações de uma pessoa ou "divulgar, copiar, distribuir ou tomar" qualquer ação contra ela com base no que é postado em seu perfil. Diz que seus perfis contêm "informações privadas e confidenciais".
É uma farsa total. "Não há verdade neste post", diz Stephanie Otway, porta-voz do Facebook, dona do Instagram, ao The Verge.
Simplificando: essa mensagem não realiza nada e não faz sentido. A publicação no Instagram não afeta a maneira como o Instagram trata seu conteúdo.
As políticas do Instagram concedem alguns usos básicos de suas fotos e mensagens, porque ele precisa de permissão para exibi-las a outros usuários. Como esclarecimento, os termos de serviço da empresa incluem uma linha em negrito que diz: "Não reivindicamos a propriedade do seu conteúdo, mas você nos concede uma licença para usá-lo". Também diz que você pode encerrar a licença a qualquer momento " excluir seu conteúdo ou conta ".
Várias celebridades tem compartilhado uma mensagem falsa que alerta sobre a mudança no direito de uso das fotos dos usuáriso do Instagram. Imagem ©: reprodução/ The Verge/ Instagram |
AS CITAÇÕES LEGAIS NÃO FAZEM MUITO SENTIDO
O Instagram também pode compartilhar dados e conteúdo com a aplicação da lei, e faz isso em resposta a mandados, ordens judiciais ou quando se acredita que é necessário evitar um crime. Isso vale para todos os serviços de internet. Essas empresas atendem a solicitações legais da polícia e entregam todas as informações que possuem, incluindo detalhes e postagens da conta.As citações legais na farsa também não fazem muito sentido: o UCC é o Código Comercial Uniforme, que forma a base da lei contratual em nível estadual e geralmente não se aplica a questões de direitos autorais, e não existe algo como UCC 1-308-11308. A coisa mais próxima, UCC 1-308, está na seção de definições e não tem nenhuma penalidade, e trata-se principalmente de reservar o direito de processar, mesmo que você aceite mercadorias com defeito. O Estatuto de Roma estabeleceu o Tribunal Penal Internacional em 1998 e, bem, o TPI realmente não se importa com o seu Instagram.
Usar serviços gratuitos como Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter significa concordar com seus termos e políticas de privacidade. Isso também significa aceitar o fato de que eles podem acessar os detalhes da sua conta, se necessário, para ajudar nas investigações legais. A única opção para evitar isso é sair completamente dos serviços. Dito isto, a maneira pela qual essa farsa se espalhou provavelmente fala do fato de que as pessoas se preocupam com o controle que realmente têm sobre seus próprios dados.
A triste realidade é que você não controla totalmente tudo o que compartilha on-line, desde que esteja usando o serviço de outra pessoa.
Leia a notícia original na Fonte: THE VERGE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário