Aos 102 anos, Leopold Kuchwalek ensina crianças a nadar em Berlim e faz sucesso entre os alunos. Imagem ©: reprodução/ DW |
"Sempre gostei de esportes aquáticos", conta Leo. Após ter sofrido um infarto, há 17 anos, ele precisou diminuir o ritmo e cuidar para não se sobrecarregar. Uma vez por semana, porém, dá aulas de natação voluntariamente em uma piscina no bairro Lichterfelde, em Berlim. Desta vez, vieram oito crianças, que têm entre seis e oito anos de idade.
Denis e Clara estão animados com a aula. "102 anos é muito tempo", diz Clara. E Leonie está admirada: "Acho muito legal termos um professor tão velho." As crianças pulam na água, uma depois da outra. Leo presta atenção nos movimentos e corrige um pouco a técnica.
"Ele tem muita paciência e gosta de nos ajudar", afirma Denis, que quando começou o curso de natação, aos sete anos, tinha medo de água. Leo conseguiu fazê-lo superar o medo, principalmente com humor, que aparentemente faz milagres com os pequenos.
"Nós nos divertimos. Ainda não sou tão velho e quero envelhecer um pouco mais", ri Leo e retorna à piscina. Denis o segue.
A natação não foi sua primeira profissão. Leo é serralheiro e tinha uma empresa em Berlim. Apenas em 1984, quando já estava aposentado, se tornou professor de natação. Como tinha muito tempo livre, gosta de água e queria fazer algo útil, procurou a Cruz Vermelha para fazer um curso e tornar professor do esporte.
Leia a matéria completa na fonte: DW.
Nenhum comentário:
Postar um comentário