Para contrapor à ação do Facebook, que em maio apresentou o recurso "Instant Articles", que permite a compilação de conteúdo das mídias de notícia na própria rede social, o Google e o Twitter estão trabalhando juntos para ajudarem os editores a mostrarem "artigos instantâneos" para os usuários dos seus serviços em dispositivos móveis.
O esforço é para facilitar aos editores a distribuição de seu material em dispositivos móveis, e é também uma resposta à iniciativa do Facebook, da Apple e do Snapchat.
A ideia, de acordo com várias fontes, é que os usuários do Twitter ou usuários de pesquisa do Google que clicarem em um link ao usarem seus telefones vejam pop-ups de artigos completos em suas telas, quase instantaneamente, em vez de ter que esperar alguns segundos.
A grande diferença é que o Google e o Twitter estão criando suas ferramentas de publicação como um projeto "open source", e esperam convencer várias empresas de tecnologia a adotarem o sistema.
Outra diferença entre o plano do Google/Twitter e outros projetos editoriais móveis é que eles não vão hospedar o conteúdo dos editores. Em vez disso, o plano é mostrar aos leitores "cache" de páginas da Web a partir de sites dos editores.
Essa distinção pode não significar muito para os usuários, mas pode ser importante para ambos, os editores e as empresas de tecnologia que mostram seu conteúdo - e particularmente para o Google - que é acusado de estar tentando hospedar mais conteúdo, em vez de enviar os usuários de busca para outros sites.
Editores europeus, em particular, têm sido claramente hostis à prática do Google de publicar trechos de notícias no resultado de buscas.
O fato é que Google e Twitter estão trabalhando juntos - e eles já fizeram antes! E isso gera mais rumores sobre a possibilidade do Google adquirir o Twitter. Mas isso não significa que um acordo é provável.
Fonte: recode.net
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